quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que significa “Casa do Tesouro”?


Deus disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento em Minha casa”. Malaquias 3:10

Quando Salomão construiu o templo, várias salas ou câmaras foram construídas para diversos fins. Veja o que diz 1o Reis 6:5: “Contra a parede da casa, tanto do santuário como do santo dos santos, edificou andares e ao redor fez câmaras laterais ao redor”.

Estas dependências, por exemplo, eram usadas como abrigo para os cantores que apresentariam suas músicas – “fora da porta interior estavam duas câmaras dos cantores, no átrio de dentro...”.  Ezequiel 40:44.

Os guardas também ocupavam uma sala, “toda a vez que o rei entrava na casa do Senhor, os da guarda usavam os escudos e tornavam a trazê-los para a câmara da guarda”. I Reis 14:22

Entre as muitas salas ou câmaras construídas, uma delas era usada para depositar o dízimo que não era composto apenas de moedas, mas também de produtos agrícolas.  O dízimo era entregue e guardado.  Neemias usa a expressão “casa do tesouro” para falar de uma destas câmaras ou salas onde eram depositados os dízimos.  “O sacerdote filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e os levitas traziam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro”. Neemias 10:38
Era uma espécie de tesouraria.  Portanto, “casa do tesouro” é uma expressão para designar primeiramente o lugar ou espaço, onde o dízimo deveria ser guardado.

King James Version traduziu a expressão de Malaquias 3 como “celeiro ou lugar onde cereais eram depositados”, já que grande parte dos dízimos eram grãos.

Levar à “Casa do Tesouro” significa devolver o dízimo no lugar designado.

Quando lemos Malaquias 3:10 em outras versões, encontramos uma linguagem mais clara:
“Eu, o Deus todo poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do templo, para que haja bastante comida em Minha casa”. B.L.H.

Tragam todos os dízimos aos depósitos do templo, para haver alimentos suficientes em minha casa”.  Bíblia Viva

“Cumprirei os meus votos ao Senhor na presença de todo o Seu povo, nos átrios da Casa do Senhor... “ – Salmos 116:18-19.

Fica claro que “Casa do Tesouro” era o templo, santuário, tabernáculo.
Os dízimos devem ser entregues à Igreja para manutenção da pregação do Evangelho.

77 comentários:

  1. MÁS TEM UMA DIFERENÇA, DO TEMPLO DE ANTIGAMENTE EO TEMPLO DE HOJE NÃO É,NO TEMPLO DE ANTIGAMENTE ERA DE PEDRAS PRECIOSAS AGORA O TEMPLO SOU EU, NÃO UMA LUGAR DE QUATRO PAREDE, NO TEMPLO DE ANTIGAMENTE, OS OBREIROS RECEBIAM SALARIOS NO TEMPLO DE HOJE É SÓ O PASTOR QUE RECEBE E SO PAGA A FAXINEIRA, NA ONDE DEUS CONSTITUIU DENOMINAÇÃO COMO ASSEMBLEIA DE DEUS BATISTA QUADRANGULAR PARA LEVAR DIZIMO ME MOSTRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A explicação estava perfeita até ser inserida essa frase final: "Os dízimos devem ser entregues à Igreja para manutenção da pregação do Evangelho" O nosso salvador desde que morreu está sendo deturpado.

      Excluir
    2. concordo com vc irmão parabens

      Excluir
    3. Há controvérsias! Pois para concordar teria que anular Dt 26.10_13 10 E eis que agora te trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e o adorarás;
      11 e te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.
      12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.
      13 E dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas, e as dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi nenhum dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.

      Excluir
    4. Caros; a bíblia é clara! é verdadeira, dízimo, lei de Moisés, será que é tão difícil entender? O grande sacerdote, "vivo" não é da tribo de Levi, e sim de Judá, mudando-se o sacerdócio, faz-se nescessário a mudança da lei Heb. 7.12 O sacerdócio de Cristo, é superior ao levítico. A lei e os profetas, penduraram até João, Mateus 5.17 Jesus, não veio revogar a lei, " até que tudo seja consumado, estava cumprido a sua missão, daí começou a lei de Cristo! a sua morte, não foi em vão!por isso! temos a chance de sermos co-herdeiros,assim, começa o novo testamento, só quando o testador morre. II Cor. 9.7 cada um contribui com o propósito do teu coração, o maior, abénçõa o menor, Deus ama quem da com alegria, é dar, como agradecimento, generosidade, e não por obrigação, ameaças, Malaq.3.10 lei para os Judeus, olho por olho, circuncisão,fábulas judaicas, Tito, é isso! a verdade, está escrito.

      Excluir
    5. Concordo plenamente meu caro irmão! a questão maior se encontra nos crápulas que estão na frente das chamadas igrejas de Cristo que de Cristo não tem nada, com o intuito de ajuntar tesouros nessa terra, por intermédio de díssimos e ofertas.Na maioria das igrejas os pastores, que deveriam ser chamados de mercenários possuem a casa melhor que todos os membro, o carro nem se fala! e ainda diz: "Deus tem me abençoado"!Hipócritas! vão ler Timóteo 6, que diz que tendo porem o que comer e o que vestir ficai com isso satisfeito. O pior é que ainda fazem da casa de "Deus" uma monarquia passando de pai pra filhos, genros e parentes afins, como se a igreja fosse patrimônio familiar. Que Deus tenha misericórdia dessa raça de víbora.

      Excluir
    6. Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

      Excluir
    7. Com certeza mudou se o sacerdócio se nós somos igreja não podemos ser Israel ou teríamos que viver a lei e isso anula o sacrifício eu tenho que abencoar a obra por amor a Cristo e não como algo que pode te levar pro inferno o dízimo não é maior do que Deus

      Excluir
    8. Observo o sistema relioso a sirvo a Deus a 26 anos. Observando a verdade do jeito que ela é e os ensinamentos de Cristo, falo sem medo de errar que o sistema religioso tá falido já faz tempo. Raramente achamos pessoas comprometidas com a Palavra de Deus. Mamon foi entrando sorrateiramente nas igrejas e muitos que dizem servir a Deus hoje servem mamom e nem percebem o que está acontecendo! Resumindo! Todos prestaremos contas. Evangelho onde não se tem amor e misericórdia não pode ser chamado de evangelho. Por causa desses líderes avarentos cada dia mais as igrejas esvaziam. O Brasil precisa de uma reforma genuína vinda de Deus e não de sistemas. Mas fazer o que, tá todo mundo certo né.

      Excluir
    9. Eu conheço igreja que não trabala com dizimo mas não avança com o evangelismo fica em quatro parede igreja de 6 por 7 com 50 membros sem lugar para receber visitantes 40 anos esperando boa vontade de crentes para doar ajuda mas os irmãos provavelmente ja com o coração encinado para não dizimar duro não ajuda não avança. as igreja que dizima começa e rapida vai abrindo outras e o reino de Deus vai crescendo.e esses ficam amarrando o crescimento da obra de Deus.eles não tem propósito visão de crescimento mirrado mesquinho não ver que não cresce e fala mal dos que intende que Jesus que é do novo testa mento deu continuidade ordenando que deve dar o dizimo sim.

      Excluir
  2. Essa Igreja que ele cita aí é o prédio de 4 paredes, pois assim os dízimos e ofertas vão para o bolso deles...quanta ignorância, e ainda tenta argumentar que a "casa do tesouro" é a igreja para manutenção do evangelho?
    E tem muita gente ignorante que cai nesse conto furado desses caras que usam textos isolados e usam de persuasão nos fiéis que não tem conhecimento bíblico. O dízimo no VT nunca era dado em moeda, aprenda isso e outra coisa, não há base nenhuma no NT que sustente essa heresia...Casa do tesouro no VT era sim feito de pedra, mas hoje meu amigo o templo somos nós e não paredes denominacionais. Você disse "fica claro que casa do tesouro era o templo", então os dízimos devem ser entregues nas mãos de cada membro, pois somos o templo, não é mesmo?! Daí que deve ser repartido em igualdade entre todos como se fosse um bolão...fica claro que você prega heresia e usa argumento tão ruim e sem nexo que infelizmente muitos leigos caem nesse conto diabólico de vocês e acabam entregando dinheiro em envelope como se fosse o dízimo do VT. Se arrependa enquanto é tempo, pois Jesus irá tratar com vocês líderes de outra forma. Se eu fosse você me arrependeria, pois horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs que acham que o templo de quatro paredes onde São feito os cultos não não é o lugar certo para se levar os dízimo, onde então seria o lugar certo para se leva-lo? Tendo em vista que o dízimos precisa ser devolvido a Deu! Onde então deve-se deixar o dízimo? Elias filho vc ai de cima

      Excluir
    2. Para os necessitados irmão joas kings.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. “Eu, o Deus todo poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do templo, para que haja bastante comida em Minha casa”.

      Era exatamente para suprir todas as necessidades dos órfãos, das viúvas pobre, ou mesmo para o sustento dos levitas.
      Mas infelizmente os pastores só se preocupam com o templo bonito, confortável e etc...

      Excluir
    5. Hoje damos oferta, não temos tempo de Salomão nem casa do tesouro.o ferta hoje e de liberalidade e amor,para a pregação do evangelho e não ver pastores em jatinhos e mansões com esse dinheiro.

      Excluir
    6. Hoje damos oferta, não temos tempo de Salomão nem casa do tesouro.o ferta hoje e de liberalidade e amor,para a pregação do evangelho e não ver pastores em jatinhos e mansões com esse dinheiro.

      Excluir
    7. Estamos livres do dízimos ,e da incircuncisao , mas a oferta temos que dar com a amor ... os dizimos eram para os judeus, nos somos gentios.

      Excluir
    8. Estamos livres do dízimos ,e da incircuncisao , mas a oferta temos que dar com a amor ... os dizimos eram para os judeus, nos somos gentios.

      Excluir
    9. Oi gostaria muito que alguém me explica se melhor por favor o que vcs tão dizendo então que não somos obrigados a da dizimo se eu não der meu dízimo eu não vou estar com espírito devorador na minha vida ? Não vou dar roubando a Deus me responda por favor

      Excluir
    10. isso, o dizimo é a maior mentira do evangelho. Desde o concilio de Niceia em 325 Dc quando começou a igreja catolica. Nem Jesus nem os apostolos , nem os cristão da igreja Primitiva deram os dizimos, pois os dizimos eram colheita e uma vez por ano. DT 14

      Excluir
    11. Irmão, não existe Espírito devorador,esse devorador que Malaquias fala eram os insetos,pragas que existiam é existem até hoje,não tem nada haver com Diabo,demônio, nada haver...

      Excluir
    12. Essa questão de dízimo nada mais é que um sistema em que a igreja está presa.

      Excluir
    13. Jesus trouxe o seu evangelho ao mundo para que as pessoas fosse salvo da condenação eterna, atravé da fé em Crito Jesus. Não para enricar pastor, nem ninguém, todo pastor, todo líder religioso que ficar rico com o dinheiro doado a igrija não subirá ao céu, será condenado.O dinheiro que é duado a igreja é para ser usado na igreja, nas despesas,da igreja, não para enricar pastor.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A palavra dizimo encontrado pela Primeira vez na Bíblia em (Gn 14) significa colheita, ou seifa é que foi uma atitude voluntária, quando depois de uma guerra, Abraão ofereceu a um sacerdote chamado Melquisedeque, Jacó, seu neto, também comprometeu-se voluntariamente a dar dízimos, esse dízimo nunca foi dinheiro e sim cereais, sendo este totalmente diferente do preceito religioso estabelecido na ordem levítica da lei de Moisés que pela sua lei o Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, para ajudar organizações religiosas judaicas segundo a Lei de Moises (Lv 27, 30, 32) (Malaquias 3:10) (Hb 7:5). Segundo ordem levitica dizimo era dado exclusivamente aos levitas (1 Cr 15:2) (Hb 7.5), (Hb 7.11)

    Seu início se deu porque dentre as 12 tribos de Israel, a mais pobre era a tribo de Levi, então as tribos mais prosperas deveriam repartir mantimentos com a tribo menos favorecida justamente porque elas tinham colheitas em abundancia e não necessitavam de tantos mantimentos, guardar tudo para elas mesmas significaria acumular tesouro o que é terminantemente proibido por Deus, a tribo de Levi por sua vez também ofertava a viúvas órfãos e necessitados (Dt 26:12) repartiam com os estrangeiros, já que Israel no passado também já foi estrangeira, significando assim amor ao próximo, lá, benção era chuva para a colheita, maldição era seca, o devorador eram os gafanhotos, tudo isso definitivamente nada tem a ver a associação do devorador com o demônio nem benção com prosperidade financeira, como ensina o sistema religioso de hoje, em toda a bíblia não existe uma única citação que ampare essa afirmação. Segundo a LEI apenas os LEVITAS poderiam recolher o dizimo.

    Os lideres religiosos de hoje que recolhem o dizimo, não são da tribo de Levi, não são Judeus e não fazem parte da Lei de Moisés. Este costume existiu de Abraão, até Levi (Hb 7:9), nessa passagem Paulo explica que, o dizimo termina em Levi e por ser Cristo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedec, este ab-rogou (aboliu) o sacerdócio levítico com todas as suas as leis, dízimos e costumes, conforme narra Paulo na carta endereçada aos Hebreus (Hb 7, 1 - 28). Paulo arremata: "Com efeito, mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se mude também a lei" (Hb 7.12). E ainda: "O mandamento precedente é, na verdade, ab-rogado pela sua fraqueza e inutilidade" (Hb 7, 18). OBS: SACERDOTE SÃO (LÍDERES RELIGIOSOS DA TRIBO DE LEVI)

    Quem entende que a o velho testamento e seus preceitos foram abolido por Cristo segundo o Apostolo Paulo (2 Co 3:14), apóia o uso do dizimo, citando a passagem do Novo Testamento onde Jesus critica os Escribas e Fariseus que lembram apenas do dizimo e esqueciam os outros preceitos da lei (Mt 23:23), sabemos que segundo a lei de Móisés do antigo testamento, aqueles dois homens que Jesus criticou, eram obrigados a dar o dizimo, o cominho e hortelã porque eram Judeus e ainda estavam sobre o manto da lei de Moisés e não da graça, que tem seu inicio com a morte de Jesus “ Esta consumado” naquele momento Cristo adentrou a nova aliança da graça, que estamos hoje, e neste contexto Jesus está dando uma bronca no pessoal que só lembrava do dízimo e esqueciam se dos outros preceitos da Lei, definitivamente ele não está orientando aos Gentios (nós) a praticar o preceito do dízimo. Cristo e seus discípulos jamais orientaram, permanecêssemos no preceito do dizimo, das coisas do dizimo a única que Jesus preservou é a caridade ajudar o necessitado ou seja ofertar ao próximo. (Is 1:17), (Tg 1:27).

    ResponderExcluir
  5. A palavra dizimo encontrado pela Primeira vez na Bíblia em (Gn 14) significa colheita, ou seifa é que foi uma atitude voluntária, quando depois de uma guerra, Abraão ofereceu a um sacerdote chamado Melquisedeque, Jacó, seu neto, também comprometeu-se voluntariamente a dar dízimos, esse dízimo nunca foi dinheiro e sim cereais, sendo este totalmente diferente do preceito religioso estabelecido na ordem levítica da lei de Moisés que pela sua lei o Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, para ajudar organizações religiosas judaicas segundo a Lei de Moises (Lv 27, 30, 32) (Malaquias 3:10) (Hb 7:5). Segundo ordem levitica dizimo era dado exclusivamente aos levitas (1 Cr 15:2) (Hb 7.5), (Hb 7.11)

    Seu início se deu porque dentre as 12 tribos de Israel, a mais pobre era a tribo de Levi, então as tribos mais prosperas deveriam repartir mantimentos com a tribo menos favorecida justamente porque elas tinham colheitas em abundancia e não necessitavam de tantos mantimentos, guardar tudo para elas mesmas significaria acumular tesouro o que é terminantemente proibido por Deus, a tribo de Levi por sua vez também ofertava a viúvas órfãos e necessitados (Dt 26:12) repartiam com os estrangeiros, já que Israel no passado também já foi estrangeira, significando assim amor ao próximo, lá, benção era chuva para a colheita, maldição era seca, o devorador eram os gafanhotos, tudo isso definitivamente nada tem a ver a associação do devorador com o demônio nem benção com prosperidade financeira, como ensina o sistema religioso de hoje, em toda a bíblia não existe uma única citação que ampare essa afirmação. Segundo a LEI apenas os LEVITAS poderiam recolher o dizimo.

    Os lideres religiosos de hoje que recolhem o dizimo, não são da tribo de Levi, não são Judeus e não fazem parte da Lei de Moisés. Este costume existiu de Abraão, até Levi (Hb 7:9), nessa passagem Paulo explica que, o dizimo termina em Levi e por ser Cristo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedec, este ab-rogou (aboliu) o sacerdócio levítico com todas as suas as leis, dízimos e costumes, conforme narra Paulo na carta endereçada aos Hebreus (Hb 7, 1 - 28). Paulo arremata: "Com efeito, mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se mude também a lei" (Hb 7.12). E ainda: "O mandamento precedente é, na verdade, ab-rogado pela sua fraqueza e inutilidade" (Hb 7, 18). OBS: SACERDOTE SÃO (LÍDERES RELIGIOSOS DA TRIBO DE LEVI)

    Quem entende que a o velho testamento e seus preceitos foram abolido por Cristo segundo o Apostolo Paulo (2 Co 3:14), apóia o uso do dizimo, citando a passagem do Novo Testamento onde Jesus critica os Escribas e Fariseus que lembram apenas do dizimo e esqueciam os outros preceitos da lei (Mt 23:23), sabemos que segundo a lei de Móisés do antigo testamento, aqueles dois homens que Jesus criticou, eram obrigados a dar o dizimo, o cominho e hortelã porque eram Judeus e ainda estavam sobre o manto da lei de Moisés e não da graça, que tem seu inicio com a morte de Jesus “ Esta consumado” naquele momento Cristo adentrou a nova aliança da graça, que estamos hoje, e neste contexto Jesus está dando uma bronca no pessoal que só lembrava do dízimo e esqueciam se dos outros preceitos da Lei, definitivamente ele não está orientando aos Gentios (nós) a praticar o preceito do dízimo. Cristo e seus discípulos jamais orientaram, permanecêssemos no preceito do dizimo, das coisas do dizimo a única que Jesus preservou é a caridade ajudar o necessitado ou seja ofertar ao próximo. (Is 1:17), (Tg 1:27).

    ResponderExcluir
  6. Dízimo e entregue a tribo de Levi. Se o pastor recebe o dízimo ele nega a Cristo! Vou explicar.
    Cristo ele e da tribo de Judar.
    E não da tribo de Levi, ou seja:
    Se você recebe dízimo você nega a Cristo (a tribo de Judá).
    Os Pastores podem escolher
    Se aceitam o dízimo ou aceitam a Cristo.

    ResponderExcluir
  7. joão 8:32 e conheceres a verdade e verdade voz libertara !!!

    ResponderExcluir
  8. joão 8:32 e conheceres a verdade e verdade voz libertara !!!

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, o dízimo erá trazidos em forna de alimentos, não em dinheiro, para muitos pastores ladrões os roubarem hoje, os sacerdotes da tribo de Levi, trocavam por ovelha, bebidas, incensos, para fazer o sacrifícios a Deus, pelo pecados dos povos; No qual Jesus o fez posteriormente. Hoje as viúvas e órfãos tem pensão. Dízimo foi até Malaquias, hoje só oferta é necessário para continuar a obra.Não doem a instituição como igreja, mas ajudem aos irmãos famintos, doando alimentos, roupas, material escolar,bíblias e contribuindo com panfletos na divulgação da palavra de Deus. Anjos que louvam a Deus não ganhão cache, ou seja, não são mercenários usando o louvor a Deus para ganhar dinheiro e até enriquecerem.

    ResponderExcluir
  10. Nossa quanta ignorância nessas posta gema disfarçado de inteligência ou de conhecimento da bíblia trazer dízimoa a cada do tesouro pata que aja alimentos era pata sustento dos sacerdotes e levitas foi um sistema que Deus criou para aqueles que viveriam pata o serviço dele. Concordo que tem muitos pastores ladrões mas não é o café de todos e nem me com da maioria só dos famosos e duas instituições mas isso não quer dizer que todos o são ah e dízimo foi entregue em moedas tem sim pois as pessoas davam de tudo o que recebiam então dependia do tipo de ganho em épocas que todos usavam como moeda o que produziam o dízimo era do que produziam mas em tempos de comércio era do que vendiam em fim de tudo que recebiam no há indícioa na bíblia que era para pobres ou viúvas a não ser uma brejo para interpretar dobre viúvas e órfãoa de sacerdotes e levitas as ofertas que hoje vocês querem usar para manter a obra é que é usado para essa finalidade social o dízimo sempre foi e sempre ser na bíblia para sustento doa que vivem do ministério e concordo que não somente pastores e missionários e fachineiras mas vôo tem tanta gente infiel e mesquinha e avarenta que só sobra para esses e ainda há o uso de ofertas para construir templos e não para uso social por causa dessa infidelidade e mesquinharia e avareza mas até esse udo de ofertas
    ver em ageu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 E eis que agora te trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e o adorarás;
      11 e te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.
      12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, dá-los-ás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem.
      13 E dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas, e as dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi nenhum dos teus mandamentos, nem deles me esqueci.

      Excluir
    2. Admira-me você ser um pastor e demonstrar total ignorância a respeito das Escrituras que tem por obrigação ensinar.O dinheiro que não era por Deus aceito como dizimo já existia desde a época de Abraão, antes de o dizimo ser determinado como mandamento em Lei. Logo, os alimentos e os animais não eram moedas de troca e sim uma determinação de Deus para suprir a necessidade dos levitas que não receberam herança na terra e por causa do árduo serviço no santuário, quando este ainda era reconhecido como a Casa de Deus. Hoje a casa de Deus somos nós.

      E o pior, vem dizer que não há indicio na bíblia de que os dízimos eram para os necessitados. Nunca leu os livros da Lei, como Deuteronômio?

      Deuteronômio 14 : 28 , 29 se diz:

      “28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
      29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem”.

      Os dízimos em Israel eram entregues uma vez ao ano aos levitas. E essa entrega não era em qualquer lugar, mas no lugar que Deus escolheu para esse fim que foi Jerusalém (Deuteronômio 12 : 5 – 14). Porém, na sua justiça e no cuidado que tem para com os necessitados, o Senhor ordenou em Sua Palavra que de três em três anos os dízimos deveriam ser recolhidos na própria casa do dizimista. No tempo da entrega, o dizimista deveria levar à sua própria casa o levita, o órfão, a viúva e o estrangeiro que habitavam em sua cidade. Apesar de Deus estender essa bênção aos necessitados, contudo o levita não deveria ficar de fora, pois, como vimos, os dízimos eram sua herança, e Deus havia ordenado a Israel o seguinte: "Guarda-te, que não desampares ao levita todos os teus dias na terra." (Deuteronômio 12 : 19 ACF). Ali na casa e na mesa do dizimista eram postos os dízimos e todos deveriam comer até fartarem-se. Em Deuteronômio 26, o Senhor ordena o dizimista fazer uma oração confessando que fez tudo conforme o Senhor ordenou fazer em relação ao levita e ao necessitado, pois somente assim a bênção de Deus viria sobre seus negócios (Deuteronômio 26 : 12 – 19).

      Excluir
    3. A 28 anos eu aceitei a Cristo com Salvador e nesse período convivi com inúmeros mercenários que se intitulam pastores. Já vi de tudo, Lançam mão dos dízimos e ofertas e constroem verdadeiras mansões, compram carros importados e quando se trata desses mais conhecidos pela mídia compram até fazendas de 29 milhões. A bíblia diz que esses terão o mais duro juízo. Na minha opinião a igreja deve sim manter as necessidades básicas de um pastor, para que ele se dedique a obra de Deus, como visitação, assistência às ovelhas e outros. Mas o que se ver hoje é totalmente diferente, pessoas passando fome e necessidade dentro das igreja e esses crápulas ajuntando tesouro na terra. Aonde estão o tesouro desses ali está também o seu coração, senão rasga essa passagem bíblica e joga na minha alma, pois ela tem sede. Vão ter com as formigas ó preguiçosos!

      Excluir
  11. Eu faço a minha parte,não estou pagando o dízimo más sim devolvendo aquilo que é de Deus e Ele tem me recompensado com saúde, livramento e muitos bens materiais para mim e minha família, se lá na frente fizerem diferente a minha parte foi feita e Jesus me ensinou que o ato de julgar não é meu más dEle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o melhor argumento,só devemos obedecer o que nós ensina a palavra de Deus que é a Bíblia,o dever de devolver o dízimo está em toda a bíblia, antes da lei, na lei nos profetas e no novo testamento, só não ver quem não quer, ou quer fazer confusão, antes conhecer Jesus gastavamos dinheiro para sustentar tantos vícios que são condenados pela bíblia, e agora que somos libertos por Cristo, achamos difícil contribuir com apenas dês por cento daquilo que é o próprio criador que nos dá, o dízimo deve ser entregue na congregação onde frequentamos, se eles fazem mal uso do dinheiro isso não é problema nosso, cada um vai prestar conta diante de Deus, dês por cento de nossa renda não nos mais pobres , e sim com nossa convivência tranquila diante de Deus, dízimo é dever de todos cristãos obediente desde que conheci o evangelho sempre fui dizimista e mim sinto bem com Deus e com a congregação onde frequento, dízimo dever de todos cristãos obediente só não ver quem não quer ou quer fazer confusão.

      Excluir
  12. Eu faço a minha parte,não estou pagando o dízimo más sim devolvendo aquilo que é de Deus e Ele tem me recompensado com saúde, livramento e muitos bens materiais para mim e minha família, se lá na frente fizerem diferente a minha parte foi feita e Jesus me ensinou que o ato de julgar não é meu más dEle.

    ResponderExcluir
  13. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito santo (1co6;7) se o templo é homem devemos cuidar melhor dos nossos irmãos que passam necessidade de alimentos de roupas,de remédio não precisa e na África nem fora do Brasil seja usado por Deus para de criticar e leva uma oferta para um irmão que esteja passando por um momento difícil que vcs vao ver o que é ser próspero e ter a salvação eterna (mt 25;34)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  14. A tribo de Levi foi escolhida por Deus pra cuidar do templo, não foi concedido a essa tribo possessões, então eles seriam sustentados pelas outras tribos. É claro que tudo que fosse recolhido deveria ser distribuídos também para os pobres e viúvas, no caso das viúvas se fazia necessário, porque nassa época ninguém casaria com uma viúva, não haveria ninguém para sustenta las.
    Algumas vezes os sacerdotes eram repreendidos porque eles pervertiam os direitos das viúvas.
    Hoje, no meu entendimento, se faz necessário ter um local específico para as reuniões, encontros e cultos dos fiéis, não tem como fazer isso nas casas das pessoas tento em vista que os trabalhos visam atrair pessoas a aceitarem a Jesus Cristo, é importante ter um ponto de referencia, e pra sustentar uma estrutura dessa, é preciso contribuir, isto é, se vc quiser se envolver com o trabalho, mas eu não daria o meu dízimo pra qualquer igreja, é preciso discerni se a igreja tem compromisso com o verdadeiro evangelho, é preciso discernir se os lideres serve a Jesus ou o seu próprio ventre. Tudo o que arrecadado em uma igreja deve ser revertido para o evangelismo de forma organizada, pra suprir as necessidades dos mais carentes sem que haja qualquer privilégio e desordem e que seja transparente na prestação de contas com os fiéis. Qualquer instituição igreja que agir diferente, não tem crédito diante de Deus e nem dos homens.

    ResponderExcluir
  15. Hoje, o termo templo, nada tem haver com paredes de tijolos e etc, os verdadeiros cristão é que são os templos de Deus, Deus não habita em templos feitas por mão humanas Atos 17:24 , Deus só estará lá, enquanto os cristãos estiverem, Deus não é guarda de prédios e sim de pessoas.
    É importante acrescentar que nem toda instituição chamada "igreja" de fato tem compromisso com Deus, é preciso identificar no seu corpo doutrinário se são compatíveis com as doutrinas fundamentais das escrituras, qualquer igreja que nega Cristo e que acrescenta qualquer aditivo à sua salvação é falsa, aquela que não reconhece O Espírito Santo como pessoa, é falsa, aquela que além de Cristo inclui um outros ou outros mediadores entre Deus e os homens, é falsa.

    ResponderExcluir
  16. A casa do tesouro não fazia parte da planta original do templo que Daví entregou a Salomão. A casa do tesouro foi construída a partir da necessidade de se guardar o que sobrou dos "montões" que o povo levou aos levitas por ordem do Rei de Judá Ezequias (2Crõnicas 31.9-12). E na verdade, casa do tesouro nos escritos originais não existe. Foi uma adaptação feita nas versões modernas da bíblia para dar a entender que dizimo era dinheiro, quando nunca foi. Dizimo era mantimento provindo da lavoura e do rebanho. Por isso se fez "montões" que precisavam ser armazenados.

    A bíblia King James que é uma das versões fiéis ao original chama de "celeiros do templo" em vez de "casa do tesouro". E isso está de acordo com a fiel Palavra, uma vez que os alimentos a serem levados a esse lugar era para servir de mantimento para os levitas, para os órfãos, viúvas e até estrangeiros. Desviar esses alimentos dessas pessoas consistia em roubar a Deus.

    Mas essa "casa do tesouro" foi destruída junto com o templo no ano 70 dC, pelo imperador romano Tito. E os templos das igrejas que são atualmente construidas aos milhares nunca serão a casa do tesouro, até porque dizimo nunca foi dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente fio destruído os líderes sabem disse mas se fazem de desentendidos.
      Veja mais sobre o assunto aqui
      https://conselheirocristao.com.br/a-casa-do-tesouro/

      Excluir
  17. Se vocês que se dizem versados nas escrituras, sábios e intérpretes têm tantas divergências, imaginem os incultos como eu. Esses tornam-se vítimas de aproveitadores e mercenários que cada vez tornam-se mais ricos e abastados, e os pobres que se virem pra mantê-los, se não, são chamados de ladrões. Vivo dentro de igrejas desde criança e nunca vi nenhum pastor tirar dinheiro do "tal tesouro" para ajudar um membro necessitado.

    ResponderExcluir
  18. Prefiro ficar com a orientação do Apóstolo Paulo "cada um contribua segundo propôs no coração, não por obrigação ou constrangimento, porque Deus ama ao que dá com alegria". Ninguém paga imposto satisfeito, principalmente quando não vê o retorno disso. E, se o Dízimo é tão obrigatório, como dizem alguns, então torna-se um imposto e não um ato de liberalidade.

    ResponderExcluir
  19. ccreedo dar ate vergonha dizer q e cristao vendo esse site, que argumento fraco e anti nova aliança pra defender o dizimo, nem vou dizer mais nada isso ai ja foi refutado faz tempo .

    ResponderExcluir
  20. Vam todos servirem a Deus no Evangelho de Cristo na terra e acabam com essas contradições e confusões na mente. Congregação Cristã no Brasil. Esse é o Evangelho de Cristo o mesmo que todos os Discípulos serviram. Se Creres verás a Glória de Deus.

    ResponderExcluir
  21. Precisamos entender que Deus fala ao homem e trata o homem de acordo com cada DISPENSAÇÃO,só pra lembrar hoje vivemos na DISPENSAÇÃO da GRAÇA.

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Foi voce que mandou esta mensagem?

      "Oi gostaria muito que alguém me explica se melhor por favor o que vcs tão dizendo então que não somos obrigados a da dizimo se eu não der meu dízimo eu não vou estar com espírito devorador na minha vida ? Não vou dar roubando a Deus me responda por favor"

      Excluir
  23. Dizimo é lei para judeus da tribo de levi (os levitas), estamos no tempo da graça. Dizimo nunca foi dinheiroe sim parte da lavoura e do rebanho, com proposito de amparar os pobres, as viuvas e os levitas

    ResponderExcluir
  24. Devorador, cortador, migrador e pulgão, nunca foram espiritos e sim especies de gafanhotos que devoravam as lavouras.

    ResponderExcluir
  25. ESSES GRANDES PERSONAGENS BÍBLICOS HONRAVAM DEUS COM O QUE ERA MATERIAL, NÃO POR OBRIGAÇÃO, POIS A LEI NÃO EXISTIA E ESTA FOI DADA PELA DUREZA DE CORAÇÃO DO HOMEM! E VEJAM QUE ERAM MUITO PRÓSPEROS! PREFIRO SEGUIR O MESMO EXEMPLO!!!

    Gênesis 14: 18. Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19. abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20. e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.

    Provérbios 3: 9. Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10. e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão irmão. Mas voce nunca seguiu e jamais seguirá o exemplo destes homens. Abrão, por exemplo. Para dar o seu dizimo a Melquisedeque ele precisou antes matar 4 homens. Depois de matá-los, tirou os bens que estavam em poder deles e que pertenciam a outro rei que era o rei de Sodoma. Foi desses bens que Abrão deu o dizimo de tudo. E esse dizimo de tudo consistia em fazenda, gado, mantimentos, homens, mulheres e crianças.

      Voce teria coragem de matar alguém e tirar os seus bens para dar de dizimo? Se tiver, então, voce pode dizer que segue o exemplo

      Excluir
    2. Esse dízimo que Abraão pagou eram espólios de guerra, não foi da semente que ele plantou,dos animais que ele criou,foi de tudo que ele ganhou na batalha contra os reis,leia o texto todo,desde o início.

      Excluir
  26. Boa tarde amigos e irmãos! A casa do tesouro não existe mais, ela foi derrubada em 70 anos depois de Cristo. Além disso o dízimo se torna hoje impraticável, pois não foi estabelecido por Cristo para a Igreja, era algo restrito para os Judeus.

    Gostaria de contribuir com os irmãos com esse conteúdo que também trata do assunto.
    https://conselheirocristao.com.br/a-casa-do-tesouro/

    Espero que gostem! Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  27. A importância de seguir os passos de Jesus, imitando o exemplo do nosso Senhor.

    DISSE JESUS: Porque eu vos dei o EXEMPLO, para que, como eu vos fiz, façais vós também (João 13:15).

    PAULO DISSE: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Coríntios 11:1).

    PEDRO ACRESCENTOU: Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos (1 Pedro 2:21).

    Os apóstolos aplicavam essas instruções, recolhiam dizimos seguindo o exemplo do próprio JESUS:

    O dízimo sempre será 10% de toda a renda, inclusive do décimo terceiro salário; as ofertas também são voluntárias e devem ser o nosso melhor, e JAMAIS ESMOLAS:

    ______________________________
    TEXTO BÍBLICO:

    Jesus pregando o evangelho aos fariseus:

    LUCAS 11
    40 DISSE JESUS: LOUCOS! Quem fez o exterior não fez também o interior?

    41 ANTES dai ESMOLA do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.

    42 Mas ai de vós, fariseus, que DIZIMAIS a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e NÃO DEIXAR as outras.

    ______________________________
    JOÃO 8
    47 Disse JESUS: Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.

    ResponderExcluir
  28. Mais dizimo e alimento comida Trazei dizimos e ofertas a casa do tesouro para que aja ALIMENTO EM MINHA CASA e Não. Dinheiro moedas isso que vc falou e anti biblico

    ResponderExcluir
  29. Quando jesus dise dai a cesa oque e de cesa e a deus oque e de deus ele quis diser DAI MOEDAS DENARIOS IMPOSTO A CESA (E A DEUS LOUVORES GLORIAS HORNRA. E PODER A DEUS)E ISSO QUE E DE DEUS AMEM DEUS NÃO PRECISA DE DINHEIRO

    ResponderExcluir
  30. Antigamente não pagava água. Luz.gasolina.aluguel.iptu ..contador....e OS membros de igreja na maioria não são agricultores....e como seria o dízimo hoje...?

    ResponderExcluir
  31. Vai mentir pros preso arrombado ,Deus Jesus nunca mandou ninguém da dinheiro pra igreja nenhuma ,, herege ,.

    ResponderExcluir
  32. Lamento muito a pessoa serve o tiabo gasta dinheiro com cerveja com cigarro com drogas com jogos o tiabo pinta o sete o desenha o oito viver caído nas calçadas nas viela sua família passando fome viver na desgraça ,quando vai pra igreja servi a Deus viverquestionando de dez por cento que devolve pra Deus e melhor não dá do que mesmo do que viver a vida falando de quem devolve pra Deus a parte de Deus ,obs ainda que não e bíblico Deus merece as primícias de tudo aquilo que temos ou ganhamos .vamos consagra a nossa vida do que viver a vida falando dízimo e de Deus ou não e ? Dízimo pode até não ser bíblico mais que na minha vida vou dá meus dez por cento de tudo porque Deus mim 100 eu dou dez pra ele .obrigado e melhor da na igreja meus dez por cento do que da 100 para o tiabo ainda perde minha salvação .

    ResponderExcluir
  33. Cada vez que leio a bíblia, mais eu fico de cabeça quente, é certo esses pregadores e cantores cobrar pra pregar?

    ResponderExcluir
  34. Comida e somente para os filhos de Israel. Hoje, nova aliança, amor, generosidade, estender a mão a viúva e órfão. A maçonaria dominou as religiões e os irmãos já aceitaram as divisões.

    ResponderExcluir
  35. É lamentável ver que tem pessoas dura de coração, alegando que tem conhecimento da Bíblia mais não tem , Deus não precisa de dinheiro , mais a casa de de oração precisa sim , hoje não se paga conta de luz com dez kilos de arroz , não se compra os estrumento com vinte kilos de legumes , etc, etc.. então meus irmãos vamos para com a hipocrisia , Sou Dizimista fiel e ofertante também Graças a Deus !! Não culpem as pessoas pelas suas ações mesquinhas, se vc não quiser dar isso é um problema seu !! ,, Vão morrer não vai levar nada dessa terra ,, eu prefiro fazer o que Deus colocou no meu coração ,, Graças e paz..

    ResponderExcluir
  36. O dízimo é bíblico sim e as ofertas tbm, é fácil uma igreja que não trabalha e não cresce, que tem meia dúzias de membros que só abre 1 ou 2 vzs por semana, dizer que não precisa de dízimos e ofertas, se sua igreja não tem gastos realmente não precisa de oferta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a pregacao de Jesus foi van boca a boca, em qual lugar Jesus construiu TEMPLO registrado na biblia.
      JESUE VEIO TIRA O JULGO DA LEI, JESUS TOUXE A GRAÇA.
      1cor.6:9-12.
      E uma opção de de amor na graça ou uma lei, que vivia na lei era ISRAEL.
      Nos somos povo Gentil.
      Judeus Que viviam debaixo da Lei.
      Problema que muitos acham que o evangelho só prega se tiver dinheiro.
      Paulo era doutor da lei formado,mais quando ele teve um em encontro com Jesus.
      Ele mudou sua pregação.
      OFERTA sim concordo mais Dízimo na graça Paciência.

      Excluir
  37. Dízimo sabemos que era mantimentos agrícolas, Jesus não constriu TEMPLO de Alvenaria, mais deixou o espírito santo o consolador, nos somos a Igreja rosto, Jesus pregou a palavra sem cobrar nada, senso que ele poderia estuprar o povo, Jesus fez o que o fariseus na faziam, hoje nos templos do século 21, estão cheios de Cãns devoradores.
    Que ler a bíblia nunca será senha enganado.
    João 5:30. JESUS DISSE EXEMINE AS ESCRITURAS.

    ResponderExcluir
  38. Dízimos é um ato de fé também, para dar recursos a casa do senhor, porém pagar para pessoas fazerem a obra é q está errado, pois cristo e Deus não precisa de nosso dinheiro para obra, preciso de nossa fé e ação missionária para que a mensagem tenha alcançe e não somente deixar dinheiro na igreja e ficar tranquilo, sabendo q alguém fará o nosso trabalho, a biblia diz: "“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...! ", essa mensagem é para mim e para você, não faça transferência de responsabilidade, faça a sua parte, coloque sua fé em ação, pregue , fale do amor de Deus, seja ativo na sua comunidade, e irá descobrir q tem muita gente do seu lado, no seu bairro e na sua cidade q precisa de sua ajuda financeira além da mensagem fé de nosso Jesus.

    Deus estejam com todos e que todos nós possamos ser luz nesse mundo.!

    ResponderExcluir
  39. Ei, dizimo é a décima parte das lavouras dos judeus! Abraão quando dizimou, foi com despojos de batalha (Deus não recebe sacrifícios abafados) Jacó pagou ao seu irmão Esaú o dizimo que prometeu a Deus, tudo que diz sobre o dizimo está no antigo testamento, Jesus faz apenas uma advertência a um judeu que estava negando o amor, a fé e a atenção aos seus irmãos. Não existe nenhuma obrigação de dízimos no novo testamento, não estamos debaixo de nenhum item da lei, assim como nosso sacerdote eterno (Jesus Cristo) não nos oprime em nada, com doutrinas do medo para furtar a nossa consciência e o salário do mês. Existem muitas mentiras e gente cega espiritualmente dentro das igrejas bancando essa covardia.

    ResponderExcluir